Seguidores

6 de out de 2011

Artesanato no Círio

Foto de uma barraca com Cheiro do Pará, que são feitos com ervas e raízes típicas da região, como sandalo, priprioca ,patchouli, etc.


Ponto de venda de cerâmica marajoara
Artesanato confeccionado com Cuias, objetos  extraidos do fruto da cuieira, árvore típica da Amazônia, são tratadas e decoradas pelos artistas da região.

Artesanato no Círio

 Brinquedos e objetos feitos com Miriti, uma fibra leve de palmeira, chamada buriti são confeccionados há mais de 200 anos no Pará.


Peças de cerâmica marajoara, que tem o maior centro produtor em Icoaraci, distrito onde moro.São centenas de peças, desde decoração, utilitários e cozinha.

FESTIVIDADES DO CÍRIO DE NA. SA. DE NAZARÉ - BELÉM PARÁ

O Brasil é o maior país católico do mundo e  em Belém do Pará acontece a maior romaria religiosa do mundo. O Círio de Nazaré, como é conhecido a procissão,  reune mais de dois milhões de fiéis. O Círio é o ponto alto da festa religiosa, e movimenta muitos turistas, do Brasil afora e do resto do mundo, para as terras paraenses. São oito eventos que formam todo o movimento da cidade durante quinze dias. O Círio já é considerado há muito tempo, o Natal dos paraenses.Comidas típicas aqui na nossa terra são oferecidas todos os dias, em restaurantes, nas casas de comidas típicas, em barraquinhas espalhadas pela cidade toda, porém, tem sabor especial, nessa época, no mês de outubro. O Círio acontece no segundo domingo de outubro e ao longo de sua história, desde 1793, passou por várias mudanças e aí tem muita história, que narrarei em  meu blog Meu cantinho dos Sonhos Lilás. Postarei aqui, agora por diante, a parte artesanal da festa. 

1 de out de 2011

Reciclagem

Um porta retrato de mesa, feito com canudos de velhos catálogos de cosmésticos, a modelo é a minha filha, rssss.





A caixa de sapato ia para o lixo, mas virou algo como um porta-trecos, tirei a idéia de uma antiga revista do genero.



Conjunto de porta-lápis e clips
Dá para utilizar folhetos de propaganda de supermercado, revistinhas e outros, já fiz pintado, com betume,etc.

Pequeno cahepô ou porta-canetas
Copinhos de macarrão instântaneo,pintado, enfeitado com canudinhos e recorte de papel de presente.


A turma toda reunida, logo estarão nas mãos de minhas netas, rssss.
Gosto de reciclagem, principalmente de pet, mas devido a pouca mobilidade dos braços, tenho me distraido com canudinhos de revistas. Do pouco faremos muito, qualquer atitude para limpar o planeta e o meio ambiente será bom para o futuro da humanidade.No cuidado diário de nossos lares, ao fazer a limpeza, nos descartamos de muitos materiais que podem servir para confeccionar muitos objetos interessantes,tenho vários projetos  com Pets, que espero desenvolver logo que possa.E espero reunir minhas netas para brincarem comigo e  conscientiza-las para respeitar o meio ambiente.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...